Musica




Os gêneros musicais

Clique na imagem para saber mais sobre o gênero musical.

Pop

O ponto principal da música pop é a canção, normalmente entre dois ou três minutos e meio de duração e marcada por um elemento rítmico consistente e perceptível, por um estilo dominante e por uma estrutura tradicional simples Variantes comuns incluem a forma verso-e-refrão e a de versos curtos, que focam nas melodias e batidas cativantes, com um refrão que contrasta-se melodica, ritmica e harmonicamente em relação ao verso. A produção e as melodias tendem a ser simples, com um acompanhamento harmônico limitado. As letras das canções de pop modernas tipicamente focalizam-se em assuntos comuns — comumente o amor e relacionamentos afetivos —, embora haja exceções notáveis.

Rock

O Rock é um termo abrangente que define um gênero musical de música popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta e que, por sua vez, evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências foram combinadas em uma estrutura musical simples baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".

MPB

A MPB, vagamente entendida como um estilo musical, iniciou-se em meados dos anos 1960. Inicialmente o MPB era composto por canções que se diferenciavam da bossa nova, que não eram samba, nem moda ou marchinha, mas que aproveitavam simultâneamente a suavidade do repertório da bossa nova, o carisma das tradições regionais e o cosmopolitismo de canções norte-americanas. Depois, a MPB passou a abranger outras misturas de ritmos como a do rock, soul, funk e o samba (dando origem aos estilos conhecidos como samba-rock e samba funk), além da música pop.

Country

O estilo tem suas raizes no sudeste dos Estados Unidos, como o folk (especialmente a música do povo dos Apalaches) e blues.
A música country consiste frequentemente em baladas e melodias de dança, geralmente formas e harmonias simples acompanhadas de instrumentos de corda, tais como banjo, guitarra acústica e violino.
As origens da música country são a música folclórica da classe trabalhadora americana, que misturava canções populares, melodias celtas e irlandesas do fiddle, baladas tradicionais inglesas, canções de cowboy e várias tradições musicais de imigrantes europeus.

Jazz

O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime.Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. Desde o começo do seu desenvolvimento, o jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como o dixieland, o Swing das Big bands, o bebop, o jazz latino e o fusion. Devido à sua divulgação mundial, o jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo, assim, uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica.

New Age

A música New Age, também conhecida como música da Nova Era, é um gênero musical que se caracteriza por uma melodia suave, utilizando-se de sons instrumentais (harpa, teclados, flauta, violão, órgão), vozes etéreas e sons da natureza. É muito usado para meditação e tem no movimento New Age sua mais importante influência ideológica.
Este gênero musical busca despertar sentimentos de harmonia, paz interior e valorização da natureza (animais, plantas, recursos minerais).

Música Clássica/Erudita

Música clássica é o nome dado a um período na história da música, já a música erudita é aquela que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares.
O termo é aplicado a toda uma variedade de músicas de diferentes culturas e é usado para indicar qualquer música que não pertença às tradições folclóricas ou populares.
A música clássica frequentemente se distingue pelo amplo uso que faz de instrumentos musicais de diferentes timbres e tonalidades, criando um som profundo e rico.
Enquanto a maior parte dos estilos de música popular utilize o formato de canções, a música clássica utiliza outras formas como o concerto, a sinfonia, a ópera, a música de dança, a suíte, o estudo, o poema sinfônico, entre outros.

Sertanejo

A música sertaneja é um gênero musical do Brasil produzido por compositores rurais cujo som da viola é predominante.
O sertanejo é atualmente o mais popular estilo músical no Brasil.
Inicialmente tal estilo de música foi propagado por uma série de duplas, tendo a dupla geralmente caracterizada por cantores com voz tenor (mais aguda), nasal e uso acentuado de um falsete típico.
Pode-se dividir este gênero musical em alguns subgêneros principais: "Caipira" (ou "Sertanejo de Raiz"), "Sertanejo Romântico" e "Sertanejo Universitário".

Dê o play e ouça uma playlist com o melhor da musica.